sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Educação Física no Ensino Fundamental



A Educação física hoje é vista como de suma importância para formação do caráter da criança pois é justamente este profissional de educação física que consegue ter uma relação mais próxima com seus alunos, vivendo com eles algumas de suas emoções e compartilhando de suas conquistas.

Mas porque a educação física tomou tamanha importância na educação das crianças?

Porque existiu na década de 80 uma resistência influenciada diretamente pela pedagogia e áreas cientificas da educação física junto as pesquisa de campo fez com que ela fosse concebida como disciplina acadêmica
(Henry apud BROOKS, 1981; TANI et al ., 1988)

Neste momento a educação física entra na contra-mão do tecnicismo, rendimento esportivo e biologista e da espaço a uma educação física que visa as mais diversas expressões da cultura corporal, como danças, lutas, gincanas, jogos e brincadeiras , tornando assim uma matéria mais social e menos excludente, possibilitando que todos participem e desenvolvam suas atividades e aptidões de forma natural e espontânea sem pensar no esporte de alto rendimento.

Se o foco da educação física então sofre esta mudança automaticamente surge as perguntas como: E os novos talentos do esporte? A competição sempre foi o motor da educação física, e como isso é nos dias atuais?

Bem visando o aspecto mais pedagógico da educação física, é muito mais importante você trabalhar o caráter de seus alunos ainda no ensino médio e até mesmo antes nos primeiros anos de escola porque mais tarde se o aluno se interessar em seguir realmente na vida esportiva ele ira procurar clubes e associações, ginásios e academias que poderão dar o suporte para ele seguir no esporte de alto rendimento, mas vamos ver com atenção isso, pois ele não precisa sair da escola um atleta, mesmo porque os aspectos técnicos serão trabalhados de formas repetitivas até atingir o máximo do seu rendimento, mas já o caráter é muito mais difícil de se trabalhar depois que ele esta formado, então podemos construir já no ensino médio através da vivencia em diversas atividades um futuro profissional com bestante Fair Play (Jogo Limpo, ou Jogo Justo) sendo aquele profissional que mais tarde não ira se desapontar com barreiras ou derrotas e sim supera-las e seguir atras de seu sonho.

No ensino médio é que também conseguimos notar duas coisas que são de muita importância na formação de um aluno-atleta que são a inteligencia emocional e inteligencia motora.

A Emocional é a inteligencia que esta ligada diretamente a motivação do aluno em gostar de uma determinada modalidade esportiva, esta inteligencia podemos notar nas escolas onde o profissional de educação física trabalha diversas modalidades, então por exemplo, este profissional aplica um jogo de futebol e posteriormente em uma segunda aula ele muda para o handebol e assim progressivamente mostrando as mais diversas modalidades, pode-se notar que existira alunos que irão muito bem nas aulas de futebol e outros nem tanto, mas quando a modalidade se inverte este cenário também muda, mostrando que aquele mesmo aluno que não foi bem no futebol , esta extremamente empolgado em jogar o handebol por exemplo, pela motivação, pela emoção que ele sente em fazer aquela modalidade.

Outra questão é a inteligencia motora, que esta por sua vez se trabalhada de forma correta ajuda o aluno ainda na escola ter um direção no esporte, ou seja, depende muito do professor estimular e notar isso em seu aluno, mas tal inteligencia parte do conceito de facilidade e dificuldade motora para executar um determinado movimento, ação, ou técnica.

Sendo mais especifico esta inteligencia esta ligada a habilidade de um aluno e outro em por exemplo executar uma finalização para o gol durante um jogo, enquanto um em uma ou duas aulas aprende todo movimento técnico de um chute envolvendo pé de apoio e o outro a alavanca que ira disparar a bola contra as balizas, o outro ira chutar a bola de forma ainda descoordenada, tendo um pouco mais de dificuldade, mas isto não quer dizer que ele não seja capaz é apenas uma habilidade que pode e deve ser trabalhada, mas que exige do profissional de educação física um olhar de contexto podendo fazer com que este aluno jogue em uma outra posição onde ele terá uma aptidão melhor.

O conceito dessas duas inteligencias sendo trabalhadas por um profissional qualificado e com ideias são extremamente inclusivas , motivando o aluno a brincar e participar das mais diversas atividades propostas de forma prazerosa e não imposta, despertando assim dentro da criança sua motivação pelo esporte.

Por fim a importância da educação física dentro das escolas esta associada hoje a formação de cidadãos com seus direitos e deveres, opções e decisões, mas sempre de forma direcionada e bem orientada pelos professores para melhor propor a este uma qualidade de vida física e mental em esfera social para sua vida toda!

Texto : Ricardo Leite (Bane)


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