quinta-feira, 12 de junho de 2014

Atividades Físicas - Pelo amor ou pela dor


Se tem uma coisa que sabemos é isso, que um dia ou outro as pessoas irão recorrer a atividade física ou pelo amor ou pela dor, e digo por experiencia própria. Eu fui pelo amor, mas vejo muitos que procuram pela dor!

Vejo cada vez mais as pessoas buscando uma atividade física que mais lhe agrade, mas vejo sua busca todos os dias, seja na musculação, seja através do pilates, seja através da modalidade que for a sua evidencia é notória nos dias atuais, mas porque?

Porque diversos estudos mostram a importância da atividade física e seus benefícios e hoje ela é uma grande aliada para diversos tratamentos das mais diversas patologias.

Vamos citar algumas: osteoporose, hipertensão, diabetes, cardiopatias, obesidade entre outras.

Mas só pelas mencionadas acima devemos dar a atenção merecida ao exercício físico! Seja qual for devemos arrumar um tempo em nosso dia para encaixar uma atividade deste tipo em nossa jornada.

Com a atividade física bem orientada e com a ajuda de um profissional capacitado a pessoa consegue melhorar muito seu rendimento cardiovascular através do treinamento de força, e também consegue minimizar os efeitos da osteoporose estimulando o mesmo através do impacto ou da pressão (uma vez que a ciência já trata o osso como um órgão do corpo sendo ele responsável por algumas patologias) a atividade física ajuda a acelerar o metabolismo auxiliando na queima de gordura e diminuindo a gordura corporal com isso temos grandes evoluções no tratamento de hipertensão e cardiopatias, em alguns casos (que vou fazer um texto somente sobre isso) dependendo do tipo de diabetes (tipo 1 ou 2) a pratica da atividade física regular pode ajudar demais na qualidade de vida e do bem estar de um individuo diabético. Especificamente em relação ao diabetes, o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração. )

Mas ainda existe tabus a serem quebrados, mitos a serem vencidos, pois quando falamos em exercícios físicos as pessoas logo associam tal pratica a cansaço, restrição alimentar, ou relaciona a busca incansável da estética baseada nos conceitos propostos pela sociedade!

E não é bem assim! Lógico que no caso de uma pessoa diabética ela terá uma restrição alimentar sim, mas ela pode escolher qualquer modalidade para praticar não sendo necessário ter nenhum talento individual para se dar bem, e sim ter apenas força de vontade, a mesma coisa acontece nos demais casos em que nem todas as atividades físicas são exaustivas ao extremo, muitas são bem tranquilas de se praticarem e a estética deve ser colocada em 3º ou até mesmo 4º plano de uma pessoa.

Devemos primeiro pensar em:

1 - Saúde (nem sempre saúde esta vinculada com um corpo esculpido)
2 - Bem-estar ( fazer o que lhe mais agrada e não o que esta na moda, esta associada a fazer algo de foma espontânea, de forma que faça com prazer)
3 - Qualidade de vida (praticar por uma vida saudável e não por uma obrigação, tendo a consciência que suas demais áreas, como trabalho, relacionamentos pessoais familiares e sentimentais serão afetados com a melhora da sua auto-estima, assim como sua disposição, energia para as demais tarefas do dia como trabalho, estudos entre outras)
4 - Estética ( sim estética por que é natural que uma pessoa obesa sinta vontade de ser magra, mas deve ser lembrado que a busca começa pelos três primeiros itens que é o que motiva a pessoa a continuar a pratica de uma atividade física - lembrando que a estética pode ajudar também na sua auto-estima porque muitas pessoas tem dentro de si um desejo de ter um corpo mais torneado - natural do ser humano se sentir bem consigo mesmo)
5 - Atividades Lúdicas (atividades mais voltada para crianças e jovens que auxilia muito na cooperatividade, no senso de vitória em grupo, e até mesmo desenvolvendo o caráter através de um convívio social e do fair play)

Sendo assim podemos ver de forma simples quantas coisas benéficas um exercício pode trazer para a pessoa e sua vida social...

Então reflita, qual atividade que mais lhe agrada? Pense em você antes da atividade que pretende praticar e reflita, você é uma pessoa mais introspectiva? Mais extrovertida? Que tem mais facilidade em realizar tarefas ao ar livre? Ou que prefere um Ginásio fechado para treinar? Sua facilidade esta mais para o lado da lógica? Ou das demais áreas do nosso cérebro como música, dança, desenhos...

Sendo assim você pode pensar em aulas individuais, ou em grupos, procurar atividades ao ar livre como Tai Chi, Street Workout entre outros, se a pessoa tem seu lado lógico mais desenvolvido porque não buscar atividades que desenvolva isso? Como lutas por exemplo que são muito dinâmicas e exige muito do lado lógico para realizar as mais diversas formas e movimentos de alta complexidade.

Veja quantas opções temos nos dias de hoje para não ficar parado, afinal seu corpo foi feito para se movimentar.

* Howard Gardner (Psicólogo - USA) afirma que as pessoas possuem aptidões especificas e que devem ser estimuladas adequadamente.



Vendo o quadro acima vemos que existem diversas inteligencia para diversos jogos recreativos que podem ser encontrado no esporte, vemos também que o esporte ele tem que buscar a inclusão das pessoas na sociedade tratando cada aspecto com máximo de proveito e não deixando de lado a inteligencia individual de cada um.

O esporte é um somatório na vida fazendo com que isso contemple significativas melhoras no dia a dia como um todo, e não podendo ser ignorado nos dias de hoje! Uma vez que temos facilidade de acesso ao esporte, informação e ciência.

Então depois de tantos motivos? Embora mexer o esqueleto?

Boa leitura !

Texto: Ricardo Leite (Bane)


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial